Univasf e Cieb Rui Barbosa lançam aplicativos com jogos para o ensino de Matemática e Ciências
A manhã desta sexta-feira, 28, marcou um importante momento na parceria entre Univasf e Cieb Rui Barbosa. Orientados pelo professor Ricardo Argenton Ramos, os estudantes do curso de Engenharia da Computação apresentaram os cinco aplicativos com jogos para o ensino de Matemática e Ciências que foram desenvolvidos nos últimos três meses, com a participação de professores da unidade de ensino estadual.
O trabalho faz parte das iniciativas de extensão da universidade. As produções tiveram início começaram no dia 28 de abril deste ano, numa reunião que envolveu alunos e docentes de ambas as instituições.
No evento promovido nesta sexta, os estudantes do CIEB conheceram e puderam fazer os primeiros usos dos jogos.
O objetivo é que os softwares facilitem o aprendizado de conteúdos importantes nos ensinos fundamental e médio. O acesso é aberto para alunos de qualquer escolar.
Abaixo, você conhece cada um dos aplicativos e pode baixá-los no celular ou jogar no seu computador.
Link: https://drive.google.com/drive/u/2/folders/1rGFGb6huPgYrV4n3A1AWyp3NEMhGVYJ3
É um jogo voltado para o público juvenil cujo objetivo é fazer com que seus usuários desenvolvam habilidades de interpretação de texto.
Organização
Kawa Araujo (PO e desenvolvedor)
- Júlia Maria (Scrum master e desenvolvedora)
- Fabiano Landim (desenvolvedor)
- Gabriel Silva (desenvolvedor)
- Woody Allen (desenvolvedor)
Professor Orientador da disciplina de Eng de Software 3: Ricardo Argenton Ramos.
Professora orientadora do colégio estadual Rui Barbosa: Helenilde.
Link: https://github.com/GersonMacedo/guerra-dos-numeros
Foi um jogo produzido pelos alunos da UNIVASF em parceria com o Colégio Rui Barbosa. Seu objetivo é ajudar nosso querido Hamburguito a derrotar o exército de robôs utilizando contas matemáticas com as operações básicas.
Organização
Maria Clara Mendes da Silva - Designer e Product Owner (PO)
Richard Lima ribeiro - Programador e Scrum Master
Carlos Lamark de Barros Alencar - Programador
Gerson Vinicius Rodrigues de Macedo - Programador
Luiz Fernando Barbosa da Silva - Programador
Agradecimentos: Neildson Sobreira de Lima Filho, Professora Joselita do colégio Rui Barbosa.
Link: https://github.com/bruno9800/math_game
O jogo tem como objetivo trazer ensinamentos e práticas com as 4 operações básicas, visando o aprendizado através do estilo de jogo mahjong.
Organização
Alan Vitor de Souza Pinho - Desenvolvedor
Bruno Matheus Perera Silva - Desenvolvedor, Designer e PO
Gabriel de Oliveira Silva - Desenvolvedor
Thiago José Souza Neto - Designer, Srum Master e Desenvolvedor
Vithor Freitas Rodrigues - Designer de áudio e PO.
Link: github.com/amaropedro/MathTetris
O jogo visa trazer álgebra básica de forma lúdica para os alunos do ensino fundamental.
Organização
Pedro Henrique Amaro Ferreira Lacerda - Programador e Scrum Master
Juan Henryco Do Carmo Costa - Programador e Scrum Master
Ítalo Alves Tenório De Almeida - Programador Auxiliar e Design
Maic De Oliveira Santos - Programador Auxiliar e PO
Elpídio Hans Dos Santos Leão Junior - Design Auxiliar
Agradecimentos: Neildson Sobreira de Lima Filho, Professor Jeimisson do colégio Rui Barbosa.
Link: https://genetic-game-site.vercel.app/
O jogo Genetic Game aborda os conceitos da Genética Clássica, contemplando a Primeira lei de Mendel. O estudo desses conceitos segue as definições sugeridas pela Base Nacional Comum Curricular do ensino médio. De forma lúdica e interativa, o usuário participa da simulação na execução de combinações genéticas entre os animais sugeridos com a finalidade de atingir os objetivos propostos em cada fase do jogo, de acordo com os conceitos estudados e orientados pelo professor, em sala de aula.
Organização
Fellipe Freire, Felipe Lustosa, Gabriel Dias, Gabriela Miranda, Manoel Pereira
Sob orientação do Prof. Ricardo Argenton Ramos (UNIVASF)
Com participação do Prof. Francisco Gilvan Bezerra dos Santos (Colégio Estadual Rui Barbosa).
Comentários
Postar um comentário